Ser Integral

Ao final de uma longa jornada de trabalho, o que mais precisamos é relaxar...Porém, as vezes por causa das tensões do dia , nosso corpo parece estar "moído". Sentimos dores nas costas, cansaço físico e mental. A massagem entra, neste e em muitos casos, como uma ferramenta para proporcionar esre relaxamento e acalmar o corpo, deixando-os prontos para o dia seguinte.

O corpo também reflete a memória de nosssas emoções e dos mecanismos ou bloqueios que criamos para contê-las ou reprimi-las, causando dores que, algumas vezes, nem sabemos de onde vem, que são, para nós, inexplicáveis.

Mas a massagem não funciona apenas como uma forma de relaxamento. Ela pode também ser aplicada em casos de problemas de saúde , como circulação, dores na coluna, escoliose, lordoso, etc.



De qualquer forma, a massagem só traz benefícios, seja qual for o tipo escolhido.


O ideal é manter uma certa regularidade entre as sessões, para que os benefícios possam ser assegurados. O fato de se aplicar somente uma sessão pode trazer alívio momentâneo das dores e até relaxamento, mas para um melhor resultado, a constância é fundamental.

Foram os gregos e romanos os primeiros e grandes conhecedores e praticantes do relaxamento por meio do toque, indicando a técnica aos atletas, esportistas e no tratamento de doenças. Entretanto, durante um longo período da idade média até o final do século XIX a massagem ficou esquecida, sendo praticada somente por curiosos e leigos. Foi somente no final do século passado que ela reapareceu como recurso terapêutico nos meios médicos de todo o mundo.


O QUE É MASSAGEM?

A massagem é o ato de comprimir metodicamente o corpo ou parte dele para mudar a circulação e obter vantangens terapêuticas. Amassar, tocar os tecidos de um corpo profunda e intensamente. Tocar a "vida" que está nesses tecidos, que os interliga e os mantém.


Cientificamente falando, massagem é a ação de suprimir ou diminuir a sensibilidade dolorosa por meio de atuações manuais sobre a sensibilidade superficial e a sensibilidade profunda. O objetivo da massagem é previnir e tratar problemas como dores musculares, estresse, dores de cabeça, problemas de coluna, L.E.R, etc., proporcionando bem-estar físico e emocional.


BENEFÍCIOS e CONTRA-INDICAÇÕES das massagens

Qualquer estímulo desenvolve um reflexo motor ou viceral sobre nosso organismo. O reflexo motor traduz por movimento ou deslocamento do corpo; o visceral pode ser entendido por uma modificação funcional. A massagem beneficia, facilita e até previne doenças causadas por esses reflexos, que nem sempre são resultados de estímulos saudáveis. Entretanto, antes de se submeter as diversas técnicas, é preciso conhecer os benefícios e as contra-indicações de cada tipo de massagem.